/Sobre

CP Logo 3 - Branco.png

O Ciência Psicodélica é um veículo de divulgação científica de estudos sobre plantas e substâncias psicodélicas. Nosso objetivo é divulgar o conhecimento científico sobre os seus usos, efeitos, potencial terapêutico, segurança e toxicidade, transformando a linguagem técnica acadêmica em informações mais acessíveis ao público. Nós publicamos textos originais escritos por uma equipe de jovens cientistas e comunicadores, a partir da perspectiva das ciências da saúde.

Esta iniciativa faz parte de um trabalho de extensão universitária, ou seja, busca disseminar o conhecimento gerado dentro das universidades à sociedade como um todo, sem fins lucrativos. 

Buscamos também fomentar a própria ciência psicodélica através do aumento da difusão de informações sobre o tema, gerando maior interesse social, ajudando a reduzir o estigma relacionado aos psicodélicos e incentivando, assim, o desenvolvimento de novas pesquisas.
 
Com o intuito de reforçar o importante papel de vanguarda do Brasil no cenário internacional de pesquisa, o Ciência Psicodélica busca ainda destacar o trabalho de pesquisadores brasileiros, que são convidados a falar sobre os estudos conduzidos no país a partir da sua própria perspectiva.

/Idealizadores

Lucas Maia

Lucas é biólogo, com mestrado (Unifesp) e doutorado (Unicamp) em Ciências, nas áreas de psicofarmacologia e saúde mental. Pesquisa efeitos terapêuticos de plantas e substâncias psicoativas, tendo realizado estudos com cannabis e ayahuasca. Atua em projetos de divulgação científica desde 2011.

Links: Lattes / ResearchGate / ORCiD

Flávia Zacouteguy Boos

Flávia é bióloga com mestrado em Ciências Biológicas (Neurociências, UFRGS) e atualmente é doutoranda em Ciências (Psicobiologia, UNIFESP). Pesquisa a relação entre memória e o uso de substâncias psicotrópicas em modelos animais, com foco em álcool e morfina, e tem grande interesse em ampliar seu foco de pesquisa para drogas psicodélicas.

Links: Lattes / ORCiD

Dimitri Daldegan-Bueno

Dimitri é Psicólogo com mestrado em Ciências (Unifesp). Estuda os efeitos terapêuticos de substâncias psicoativas, em principal ayahuasca e cannabis. Atualmente é assistente de pesquisador na Universidade de Auckland, Nova Zelândia.

Links: Lattes

Lia Esumi

Lia é Bióloga formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e possui Mestrado e Doutorado em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente está inserida nas áreas de Comunicação, Design e Marketing Digital.

Links: LinkedIn / Instagram

Luis Felipe Valêncio

Luis Felipe é Biólogo (UNESP), possui aperfeiçoamento em Bioética Clínica e Social (RedBioética UNESCO) e em Ética em Pesquisas Envolvendo Seres Humanos (RedBioética UNESCO), mestrado em Psicologia e Saúde (FAMERP) e atualmente cursa doutorado em Saúde Coletiva (UNICAMP), na área de concentração em Política, Planejamento e Gestão em Saúde. É membro do Comitê de Ética em Pesquisas da Unicamp, e desenvolve pesquisas sobre usos religiosos e científicos da ayahuasca, políticas de drogas, redução de danos e ética em pesquisa envolvendo substâncias psicodélicas.

Links: Lattes

Nathan PNG.png

Nathan Fernandes

Nathan é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Escreve sobre ciência, política e psicodélicos. Foi repórter da Playboy e editor da Galileu, revista pela qual recebeu os prêmios Vladimir Herzog (em 2016 e 2018) e da UNESCO em parceria com a Aids Healthcare Foundation (2018). Criador do projeto PunkYoga, também publica reportagens em veículos como Yahoo!, UOL Tab, MIT Technology Review BR e The Intercept.

Links: Instagram