Conheça as Conferências Indígenas da Ayahuasca
- Joice Cruz Jatobá
- há 13 minutos
- 1 min de leitura

Durante a Assembleia das Organizações Indígenas, realizada no contexto da II Conferência Mundial da Ayahuasca (2016), lideranças representadas por Benki Piyãko, do povo Ashaninka, denunciaram a ausência de protagonismo indígena no próprio evento.
Estava plantada a semente para as Conferências Indígenas da Ayahuasca, uma série de eventos anuais que serviriam de exemplo — ao Brasil e ao mundo — enquanto organizações com governança e autonomia indígena articuladas em âmbito nacional.

Enquanto protagonistas dessa luta, centenas de representantes indígenas se reúnem anualmente para debater sobre aspectos relevantes sobre a medicina da ayahuasca. Na edição de 2025 o evento reuniu representantes de 34 povos indígenas brasileiros, além de lideranças vindas da Colômbia, Peru, México, Guatemala, Indonésia, Egito e Estados Unidos, somando 285 participantes, sendo 78 convidades não-indígenas.
A VI Conferência Indígena da Ayahuasca ocorrerá mais uma vez na Aldeia Sagrada, do Povo Yawanawa, na Terra Indígena Rio Gregório, em 2027. Além disso, a organização do evento também articula para que as lideranças participem do Encontro Mundial da Ayahuasca, em Girona, na Espanha, em 2026, e do Primeiro Encontro do Conselho de Lideranças Espirituais Indígenas, na Colômbia, em 2027.
Connheça os histórico das Conferências no site oficial.
Comments