top of page

Conheça as Conferências Indígenas da Ayahuasca

  • Foto do escritor: Joice Cruz Jatobá
    Joice Cruz Jatobá
  • há 13 minutos
  • 1 min de leitura

Durante a Assembleia das Organizações Indígenas, realizada no contexto da II Conferência Mundial da Ayahuasca (2016), lideranças representadas por Benki Piyãko, do povo Ashaninka, denunciaram a ausência de protagonismo indígena no próprio evento.


Estava plantada a semente para as Conferências Indígenas da Ayahuasca, uma série de eventos anuais que serviriam de exemplo — ao Brasil e ao mundo — enquanto organizações com governança e autonomia indígena articuladas em âmbito nacional.


V Conferência Indígna da Ayahuasca, na Aldeia Sagrada, do Povo Yawanawa, na Terra Indígena Rio Gregório
V Conferência Indígna da Ayahuasca, na Aldeia Sagrada, do Povo Yawanawa, na Terra Indígena Rio Gregório

Enquanto protagonistas dessa luta, centenas de representantes indígenas se reúnem anualmente para debater sobre aspectos relevantes sobre a medicina da ayahuasca. Na edição de 2025 o evento reuniu representantes de 34 povos indígenas brasileiros, além de lideranças vindas da Colômbia, Peru, México, Guatemala, Indonésia, Egito e Estados Unidos, somando 285 participantes, sendo 78 convidades não-indígenas. 


A VI Conferência Indígena da Ayahuasca ocorrerá mais uma vez na Aldeia Sagrada, do Povo Yawanawa, na Terra Indígena Rio Gregório, em 2027. Além disso, a organização do evento também articula para que as lideranças participem do Encontro Mundial da Ayahuasca, em Girona, na Espanha, em 2026, e do Primeiro Encontro do Conselho de Lideranças Espirituais Indígenas, na Colômbia, em 2027. Connheça os histórico das Conferências no site oficial.


Comments


bottom of page