top of page

Conheça o Centro Avançado de Medicina Psicodélica (CAMP)

Foto do escritor: Joice Cruz JatobáJoice Cruz Jatobá

Com sede na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, o Centro Avançado de Medicina Psicodélica - CAMP desponta como um dos grupos acadêmico-científicos mais experientes e de relevância nacional e internacional na pesquisa e ensino-aprendizagem sobre substâncias psicodélicas.


No site do grupo de pesquisa, o CAMP se define como um grupo formado por pessoas de origens diversas, que se uniram pela garantia do acesso amplo e ético aos psicodélicos, em prol da melhora do bem-estar e da saúde.


Em atuação desde 2006, anteriormente chamado de Projeto Dunas, o grupo acumula mais de 17 anos de experiência nessa trajetória. Na década passada, foi berço de estudos de destaque internacional, como o primeiro ensaio clínico, randomizado, duplo cego, controlado por placebo sobre os efeitos da ayahuasca em pacientes com depressão resistente ao tratamento.



Recentemente, a equipe apresentou um estudo clínico de fase 1 com a N-N-dimetiltriptamina, a DMT presente nas raízes da planta Jurema preta (Mimosa tenuiflora). Outra vertente de estudo aborda a cetamina, um anestésico com efeitos psicodélicos. Ambas substâncias têm sido investigadas para o tratamento da depressão resistente ao tratamento.


O CAMP desempenha ainda serviços de extração, purificação e caracterização de substâncias psicoativas, execução de testes pré-clínicos, de segurança, tolerabilidade e avaliação de efeitos cognitivos dos psicodélicos.


Além da presença no campo de ensino-aprendizagem, onde o CAMP ofertou cursos de atualização técnico-científica, em maio o grupo lançou a Jornada de Conhecimentos para Terapias Psicodélicas para Saúde Mental, um curso de pós-graduação lato sensu (especialização) certificado pelo MEC.


Comments


Ciência Psicodélica © 2023

bottom of page