Ativo 5.png

Conversas interdisciplinares sobre ayahuasca e outros psicoativos

Confira como foi o ultimo encontro

PESQUISAS BIOMÉDICAS COM AYAHUASCA

O que acontece nos laboratórios?

Sobre os participantes

Fernanda Palhano-Fontes é engenheira eletricista com duplo diploma: um da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e outro da École National Supérieure d'Electrotechnique, d'Electronique, d'Informatique, ENSEEIHT, Toulouse/França. Possui mestrado e doutorado em Neurociências pelo Instituto do Cérebro da UFRN. No mestrado, utilizou imagem por ressonância magnética funcional para avaliar os efeitos agudos da ayahuasca em voluntários saudáveis. No doutorado, avaliou o efeito antidepressivo da ayahuasca em pacientes com depressão resistente ao tratamento. Desde 2017, é engenheira de pesquisa no Instituto do Cérebro, onde desenvolve pesquisas envolvendo neuroimagem, psicodélicos e transtornos mentais.

Dimitri Daldegan-Bueno é psicólogo com mestrado em Ciências pelo Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Estuda substâncias psicoativas, em especial ayahuasca e cannabis. Em seu mestrado, estudou os efeitos comportamentais e neurobiológicos da ayahuasca utilizando um modelo animal. Dentre outros trabalhos, participa de um estudo epidemiológico sobre o potencial terapêutico da ayahuasca para o tratamento do tabagismo. É membro da Cooperação Interdisciplinar para Pesquisa e Divulgação da Ayahuasca (ICARO), da UNICAMP, e é co-fundador do site Ciência Psicodélica. Atualmente é pesquisador associado na Universidade de Auckland, Nova Zelândia.

Lucas Maia é biólogo, com mestrado (UNIFESP) e doutorado (UNICAMP) em Ciências, nas áreas de psicofarmacologia e saúde mental. Pesquisa efeitos terapêuticos de plantas e substâncias psicoativas. Autor de artigos científicos, capítulos de livros e artigos de divulgação científica sobre psicodélicos, saúde mental e políticas sobre drogas. É membro da Cooperação Interdisciplinar para Pesquisa e Divulgação da Ayahuasca (ICARO), da UNICAMP, e é co-fundador e coordenador do site Ciência Psicodélica.

Nathan Fernandes é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Escreve sobre ciência, política e psicodélicos. Foi repórter da Playboy e editor da Galileu, revista pela qual recebeu os prêmios Vladimir Herzog (em 2016 e 2018) e da UNESCO em parceria com a Aids Healthcare Foundation (2018). Criador do projeto PunkYoga, também publica reportagens em veículos como Yahoo!, UOL Tab, MIT Technology Review BR e The Intercept.

TODOS OS ENCONTROS

SOBRE O ENCONTROS PSICODÉLICOS

Os Encontros Psicodélicos: Conversas interdisciplinares sobre ayahuasca e outros psicoativos são pontes de diálogo entre diversas áreas do conhecimento. A ideia é provocar questionamentos e promover reflexões sobre substâncias psicodélicas e a ciência psicodélica brasileira, com foco na crescente produção científica em torno da ayahuasca — bebida de origem indígena que tem o uso religioso regulamentado no Brasil, e que contribui para colocar o país na vanguarda da ciência psicodélica mundial. 

A intenção dos Encontros Psicodélicos é navegar nesse cenário, mergulhando em suas complexidades e trazendo à superfície temas importantes, como colonialismo, epistemicídio e produção de prova científica, além das particularidades e diferenças entre as várias plantas sagradas, bem como o próprio conceito de psicoativos.

Iniciando em abril, a cada primeira quarta-feira do mês, vamos promover diálogos entre personalidades que trazem contribuições relevantes ao tema. São pensadores de diferentes contextos, saberes e práticas, com olhares que vão para além da academia, tensionando a divisão entre as humanidades e as ciências biomédicas, e refletindo sobre legalidade, ética, militância e política.

Esta é uma proposta conjunta do projeto Healing Encounters (“Encontros de Cura”), sediado no Centre National de la Recherche Scientifique, na França; do Grupo de Pesquisa ICARO (Interdisciplinary Cooperation for Ayahuasca Research and Outreach), sediado na Unicamp; e do portal de divulgação científica Ciência Psicodélica; contando ainda com o apoio do Instituto Chacruna.

Realização:

Logo Preto Ciência Psicodélica
logo-healing-encounters-preto.png
icaro-logo-cor-horiz-peq-transparente.pn

Apoio:

Chacruna logo original.png