top of page
  • Foto do escritorFlávia Zacouteguy Boos

CP Indica: Curso “A Mente Manifesta”, da Associação Psicodélica do Brasil

Atualizado: 24 de jul. de 2022



A Associação Psicodélica do Brasil (APB) lança em agosto um curso abrangente sobre psicodélicos, que irá marcar a cena brasileira do renascimento psicodélico. “A Mente Manifesta - Aspectos clínicos e políticos do uso de psicodélicos” será composto por 4 módulos distribuídos em 10 encontros online aos sábados, entre 6 de agosto e 22 de outubro.


O primeiro módulo trata do uso dessas substâncias com fins terapêuticos, englobando usos tradicionais e médicos ao longo dos séculos XX e XXI. Ainda discute o contexto da redução de danos,questões legais e bioéticas. O módulo 2 mergulha na terapia psicodélica, tratando sobre a fenomenologia dessas substâncias, modelos de terapia aliada a psicodélicos, psicofarmacologia, uso de psicodélicos em pacientes com doenças graves e aulas dedicadas para discutir as pesquisas clínicas com psilocibina, LSD, MDMA, ayahuasca e ibogaína. Além disso, o módulo discute também o papel da música na terapêutica psicodélica e o manejo de experiências desafiadoras.


Os novos modelos de terapia assistida com psicodélicos não se restringem ao período dos efeitos da substância. O terceiro módulo do curso trata do conceito de integração, que envolve a elaboração de memórias e insights que emergem durante a experiência psicodélica, assim como a própria experiência, e podem ser ressignificos e auxiliar na busca de alternativas de vida do sujeito. No módulo, o conceito de matrix é detalhado e uma aula será dedicada a discutir a terapia psicodélica no SUS, a relação dos psicodélicos com a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, e seu papel no processo de integração a partir do uso de substâncias psicodélicas. Ainda, a APB vai tratar de perspectivas voltadas à realidade latinoamericana e apresentar a TRIP - Terapeutas em Rede pela Integração Psicodélica, projeto clínico-político da APB que reúne profissionais experientes em atender a pessoas que fazem uso dessas substâncias.


O último módulo é dedicado à microdosagem de psicodélicos, doses entre 10 e 20 vezes menores do que as que induzem efeitos psicodélicos e que muitas pessoas têm usado como autoexperimentação com promessas de melhoras na cognição, ansiedade e criatividade (...), mas que ainda é carente de evidências científicas. Uma aula nesse módulo é dedicada para discutir as tendências do capitalismo contemporâneo no contexto de revalorização dos psicodélicas com a microdosagem dessas substâncias.


A APB é parceira do CP e é uma importante organização que tem por objetivo a troca de experiências, a produção e disseminação de conhecimento sobre psicodélicos a partir de uma perspectiva multidisciplinar. O curso será ministrado por integrantes da associação e por convidados especiais. O CP tem orgulho da participação do nosso coordenador, Lucas Maia, que irá ministrar a aula “Psicodélicos e doenças graves”.


Para mais informações sobre o curso, acesse o site http://www.mentemanifesta.com.br e conheça a @associacaopsicodelica.

Autora



615 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page