Oprah Winfrey entrevista Michael Pollan
- Flávia Zacouteguy Boos
- 28 de mar.
- 1 min de leitura
Atualizado: 30 de mar.

Como mudar sua mente? Esse é o título do brilhante livro do jornalista Michael Polland, professor da Universidade da Califórnia. Lançado em 2018 no Brasil pela a Editora Intrínseca, o livro também virou série documental em 2022 pela Netflix (leia a crítica do CP).
Na obra, Pollan nos conduz a uma viagem fascinante pelos usos tradicionais dos psicodélicos e investigações científicas — do auge ao declínio, até chegar ao renascimento na ciência, com direito a fofocas dos principais cientistas da cena. Isso tudo entremeado pela sua jornada pessoal com essas substâncias, que se iniciou com a psilocibina aos 60 anos.
Nesta semana, o CP indica a entrevista deste grande comunicador da cena psicodélica conduzida por ninguém menos do que Oprah Winfrey, na qual ele fala sobre as alterações de consciência promovidas por essas substâncias, descrevendo algumas das suas experiências e lições aprendidas.
Na conversa (disponível em inglês), ele expõe uma percepção marcante, compartilhada por muitos que tiveram contato com essas substâncias: a convicção de que o amor é o que há de mais importante na vida.
A entrevista também apresenta pesquisas que indicam o potencial terapêutico revolucionário dessas substâncias para tratar de sofrimento mental, incluindo a participação de um veterano de guerra que desenvolveu transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) e que só encontrou alívio após participar de uma pesquisa clínica com MDMA.
Fica o convite para conhecer mais sobre esse brilhante comunicador. Uma conversa imperdível para quem quer entender o impacto dos psicodélicos na mente, na ciência e na vida.
Comments