Microdose de LSD pode ajudar pessoas com TDAH?
- Nathan Fernandes
- 13 de abr.
- 1 min de leitura
Atualizado: 23 de abr.

Um novo estudo feito por pesquisadores suíços e holandeses investigou a segurança e a eficácia da microdosagem de LSD no tratamento do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em adultos.
Apesar de o uso de pequenas doses da substância ter ganhado popularidade como uma alternativa terapêutica, os resultados do estudo mostraram que o LSD não foi mais eficaz do que o placebo na redução dos sintomas do transtorno.
A pesquisa, publicada em 19 de março no Jama Psychiatry, contou com 53 participantes diagnosticados com TDAH moderado a grave. Os voluntários receberam doses de 20 microgramas de LSD ou placebo duas vezes por semana, durante seis semanas. Os sintomas foram avaliados por meio da Adult Investigator Symptom Rating Scale (AISRS), uma escala utilizada para medir a gravidade do transtorno.
Os resultados apontaram que, ao final do estudo, ambos os grupos apresentaram melhora nos sintomas: o grupo que recebeu LSD teve uma redução média de 7,1 pontos na escala AISRS, enquanto o grupo placebo apresentou uma melhora de 8,9 pontos. A diferença entre os grupos foi considerada estatisticamente irrelevante, indicando que o LSD, nessas condições, não trouxe benefícios superiores ao placebo para o tratamento do TDAH.
Apesar disso, os pesquisadores destacaram que a substância foi bem tolerada e não apresentou efeitos adversos significativos. Segundo os autores do estudo, os achados reforçam a importância de mais pesquisas rigorosas antes de considerar a microdosagem de LSD como uma abordagem terapêutica relevante para o TDAH.
Comments